12-07-2012
“Disse Buda: -
O que eu ensinei, Malunquiaputra? Expliquei o sofrimento, a origem dele,
sua cessação e o caminho que leva ao fim do sofrimento”.
É por isso que não existe no budismo uma explicação
sobre a origem do universo e do homem. O budismo é prático, concentrado na
solução do sofrimento humano. A doutrina de Buda tem uma síntese: as Quatro
Nobres Verdades:
1ª) Nascer é sofrimento, envelhecer é sofrimento,
adoecer, morrer, tristezas, lamentos, dor, amarguras e desespero são todos
sofrimento; estar perto de quem não queremos e longe de quem gostaríamos de ter
perto, é sofrimento. “O sofrimento
existe, e não o sofredor. Os atos, sim, existem, mas não o seu ator”.
2ª) Os desejos são a origem dos sofrimentos. São uma
sede que causa o reexistir (carma),
liga-se ao ‘querer satisfação’, mas que sempre volta, numa roda de eternas reencarnações (o samsara).
3ª) Para eliminarmos o sofrimentos, devemos cortar
sua origem: as vontades (carma).
Assim é que se atinge o nirvana
(extinção do ódio, da ilusão, da sede, do carma).
4ª) O caminho que leva ao nirvana é o Caminho do Meio, evitando os extremos na procura da
felicidades nos prazeres ou na mortificação deles. Esta conduta tem 8 Caminhos
que facilitam seu entendimento: Conduta Ética (palavras corretas, ação correta,
meio de vida correto), Disciplina Mental (esforço correto, intuições profundas
sobre a verdade última - samadhi,
esforço correto para evitar o mal, reflexão quanto ao mundo interior e
Sabedoria(pensamento correto – não-violência
e compreensão correta- não se iludir.
Cada uma das Quatro Nobres Verdades contém diversos
tópicos de aprofundamento, que vocês podem obter em livros e sites
especializados no assunto. O “Darmaphada, a Doutrina Budista em Versos”, de
Fernando Cacciatore de Garcia, L&PM Pocket é um ótimo início. Está
traduzido diretamente do páli (língua original do budismo).
Perceba que , seguindo as Verdades, então... não se
pode fazer nada que prejudique aos outros (comércio de armas, de animais, de
venenos, de tóxicos – inclusive o álcool) ou a si mesmo (consumo de substâncias
que alteram o estado mental, maltratar animais ou pessoas, enriquecer
ilicitamente, por exemplo).
Esta conduta espiritual inclui a meditação, para
facilitar as coisas. Em páli, diz-se bhavana
(desenvolvimento, cultivo). Não é procurar um estado mental maravilhoso,
sentimentos místicos, nem descanso. Você vai buscar purificar a mente do ódio,
da ilusão e das vontades. Tudo pra atingir o nirvana.
Do contrário, você cairá
novamente na armadilha da ilusão. Vai sofrer, se revoltar, se entristecer, se
empolgar, desiludir-se e girar esta roda um sem-número de vezes. Claro que para se desacostumar a esta samsara você caminha pacientemente em estágios, orientado
por quem já percorreu a estrada. Note
que é necessário disciplina, obediência e, para alguns, uma certa renúncia –
todas características das culturas orientais, que consideram estas atitudes como
valores em alta conta.
Espero que agora você esteja mais à vontade pra
discutir sobre Budismo. E, se acaso tenha despertado um interesse por ela, siga
seu coração. Namastê!
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